quarta-feira, 1 de abril de 2009

1º de Abril - "O Dia da Mentira"

Hoje não vou pregar nenhuma peça por ser 1º de abril mas sim explicar o porquê deste dia ser "o dia da mentira".

Pesquisando na internet a maior quantidade de explicações é que a brincadeira surgiu na França no começo do século XVI, e a história é a seguinte.

Nesta época o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, que era a data que marcava a chegada da primavera e as festas duravam uma semana terminando no dia 1º de abril e em 1564, quando a França resolveu adotar o calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo passasse a ser comemorado no dia 1º de janeiro.

O problema é que, como sempre existe os que não concordam, alguns franceses resistiram, e continuaram a seguir o calendário antigo, onde o ano iniciava em 1º de abril. Daí alguns sarristas passaram então a ridicularizá-los e a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam, sendo essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries (piadas na tradução).

Já em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day (Dia dos Tolos), na Itália de Pesce D'aprile e na França de Poisson D'avril, que significam literalmente "Peixe de Abril".

Aqui no Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde no dia 1º de abril de 1848 circulou a notícia do falecimento de Dom Pedro, que foi desmentida no dia seguinte, e também em um comunicado em 1849 que convocava todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Existem também algumas superstições no "dia da mentira", onde a primeira é que as peças ou mentiras encerrem à meia-noite, pois senão, os feitos trazem má sorte ao mentiroso.

Outra lenda diz que, quem não aceitar os truques ou tirar proveito deles dentro do espírito da tolerância e do divertimento deve sofrer de má sorte.

Já uma outra sugere que a pessoa que for enganado por uma bonita menina será recompensado com o matrimônio, ou pelo menos a amizade dela.

Fonte: Wikipédia

2 comentários: