quinta-feira, 26 de março de 2009

Teu Cérebro, é Macho ou Fêmea?

A revista Época publicou uma matéria onde pesquisadores descobriram que o cérebro das pessoas possuem características masculinas e femininas, independentemente dessas pessoas serem homens ou mulheres.

Segundo a neuropsicologista Anne Moir, da Universidade de Oxford, isso ocorre porque a sexualidade cerebral não está ligada diretamente ao sexo do corpo, e explica que "o sexo do cérebro é determinado pela quantidade de testosterona (hormônio masculino) a que o feto fica exposto no útero. Em geral, homens recebem doses maiores do que as mulheres. Mas isso varia e nós ainda não sabemos exatamente por quê”.

A revista também explica o fato de que em geral, o homem pensa de maneira mais prática e a mulher de maneira mais emotiva, devido ao fato de com o desenvolvimento dos seres humanos, como o homem era o ser que caçava, acabou por desenvolver um cérebro com habilidades mais visuais e de coordenação, e já as mulheres, que por sua sua tarefa era a de preparar o alimento e cuidar dos mais novos, desenvolveram um cérebro com características mais sociais, principálmente para cuidar dos bebês.


Um outro assunto abordado também, é a sexualidade cerebral estar ligada ao homossexualismo, sendo isso que Moir acredita e defende sua idéia dizendo que "se a concentração de testosterona no útero está mais baixa do que o padrão para os homens, então o "centro sexual" do cérebro será feminino e esse homem sentirá atração por outros homens, e se a concentração desse hormônio estiver alta, o "centro sexual" será masculino e ele sentirá atração por mulheres”.

Para entender melhor as diferenças neurológicas entre homens e mulheres Moir desenvolveu um teste que mostra numa escala de 1 a 20 qual é o sexo do cérebro.

Agora uma curiosidade, em seus estudos Moir descobriu que um outro fator que pode identificar o sexo do cérebro é a medida dos dedos das mãos, onde geralmente quem tem cérebro masculino tem o dedo indicador menor que o anelar e quem tem cérebro feminino tem o dedo indicador e
anelar do mesmo tamanho.

Essa teoria ou boato eu já tinha ouvido, e as pessoas se divertem acusando uma as outras, então quem quer saber se seu cérebro de masculino ou feminino é só olhar para a palma de sua mão e medir os dedos ou então realizar o teste de Anne Moir acessando a matéria "Qual é o sexo do seu cérebro?"

Para os curiosos eu realizei o teste e a minha nota foi 5.

4 comentários:

  1. Vc não mencionou o sexo do seu....

    ResponderExcluir
  2. é masculino \o/, é que assim, para ver o que quer dizer o número deve-se entrar no link do teste e lá tem o que quer dizer o resultado...

    mas enfim é o seguinte:

    Quanto menor o resultado mais masculino, ou seja "1";
    Quanto maior o resultado mais feminino, ou seja "20"

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de sua abordagem, foi imparcial e direto. Um perfeito artigo, não diria jornalístico por que há possibilidade de manipulação da mídia. Todavia, achei muito interessante. Eu sou mulher, lésbica e minha nota foi 9. Acredito que tal, seja aintrodução de um estudo muito peculiar sobre a sexualidade, Embora um número ou acaracterização do cérebro não possa de fato dizer se você sente atração por homem ou mulher. Vai também de sua capacidade de sentir seus próprios desejos. O fator misto também não foi explicado. Mas deve estar relacionado e essa capacidade. Você redigiu e criu elos de leitura com perfeição. Espero que continue assim e/ou evolua. Muito sucesso pra ti! (K.C)

    ResponderExcluir
  4. K.C muito obrigado pelos elogios e sobre o texto, eu redigi de uma forma que ficasse fácil de ler com menor enfoque jornalistico e mais pessoal, e quanto a imparcialidade, creio que é assim que deve ser quando se trata de assuntos mais delicados.

    E concordo contigo também que há fatores que são muito difíceis de se medir para ter uma resposta definitiva sobre a sexualidade em si de uma pessoa.

    espero que tenha gostado do blog e que volte sempre.

    abraço

    ResponderExcluir