sexta-feira, 13 de março de 2009

Superstições da Sexta Feira 13

A Sexta Feira 13 para muitos é um dia místico, onde para alguns é um dia para não se sair de casa, com medo do azar supostamente existente nesse dia, e para outros é um dia para se realizar desejos, vontades ou feitiços.

Para alguns místicos o dia é um dos dias mais poderosos, pois o numero 13 somado é igual a 4 (1+3=4), sendo que numero 4 significa o TUDO existente, ou seja, os quatro elementos, a água, o fogo, a terra e o ar e daí vem o porquê do dia ser tão importante para realizar feitiços.


A associação do 13 com a sexta-feira vem da Escandinávia e faz referência a deusa da fertilidade e do amor, Frigga,. Diz à lenda que quando as tribos nórdicas e alemãs foram obrigadas a se converter ao cristianismo, Frigga se transformou em uma bruxa, e foi exilada no alto de uma montanha, e que, para se vingar, ela se reunia todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e um demônio, totalizando de 13 entidades, para rogar pragas sobre os humanos. Isso serviu para incitar a raiva e a animosidade das pessoas contra Frigga, embora nessas culturas, nem sequer existiam figuras malignas como o Diabo. O problema é que a sexta-feira era um dia consagrado à deusa e, portanto, ao feminino, e o cristianismo fez com que esse dia fosse o escolhido para ser um dia amaldiçoado, como tudo o que dizia respeito às mulheres, como a menstruação, as formas arredondadas, a magia, o humor cíclico, o pensamento, etc.

Outros dizem que a superstição começou na Última Ceia, sendo portanto, uma posterior releitura dos mitos originais, onde haviam 13 pessoas à mesa, às vésperas da crucificação de Jesus, a qual ocorreu em uma sexta-feira, sendo que o 13º convidado teria sido o traidor causador da morte de Jesus ( que no caso foi Judas).

Algumas outras fontes dizem que a superstição da Sexta-feira 13 surgiu com os romanos, que em sua época não tinha nada de azarento e com o passar do tempo, alguns acontecimentos dados nesta época marcaram este dia, e acabou transformando a Sexta-feira 13 em um dia de azar temido por muitas.

Devido a todas estas lendas e algumas outras, a Sexta Feira 13 é um dos dias mais supersticiosos que existem em todo o mundo, e grandes superstições foram criadas (ou não) em todo o mundo como:

* Na Sexta-feira 13 "as bruxas estão à solta" – provém de uma lenda européia;

* Quando um gato preto atravessa o caminho de alguém, essa pessoa terá um dia inteiro de azar – provém de lendas irlandesas que dizem que de noite as bruxas se transformam em gatos pretos e permutam pela vila;

* Ao se quebrar um espelho, a pessoa terá 7 anos de azar – pelo que pesquisei o ato de se quebrar um espelho espanta espíritos invasores e mal olhado;

* Ao se passar por debaixo de uma, o dia será desastroso – isso tem a ver com o cristianismo, onde é considerado grande falta de respeito à trindade (pai, filho, espírito santo) passar por dentro de um triângulo. Pessoas diziam que quem ousar fazer isso será castigado, e ao se passar debaixo de uma escada, a pessoa está passando debaixo de um triângulo.

*Cachorros uivando – se deve ao fato de os etruscos (povos que viveram na atual Itália) usavam em suas invasões, grandes tropas de cães da raça mastim napolitano e o uivo desses cães começaram então a ser tido como sinal da morte;

* Alguns teatros omitem a numeração 13 dos camarotes;

* Em alguns hotéis não há o quarto de número 13;

* Participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano.

E você, prefere ficar em casa ou sair na Sexta Feira 13?

2 comentários:

  1. Minha irmã nasceu numa sexta-feira 13. Isso diz tudo sobre a data...

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz 13 anos em uma sexta-feira 13 e o primeiro e o último número do ano que eu nasci é 13 (1993)
    E AINDA ESTOU FELIZ E VIVA!!!!

    ResponderExcluir