sábado, 7 de março de 2009

Jet Pack e Jet Lev - Para um Vôo Sem Asas

O Jet Pack é um dispositivo, normalmente usado nas costas, que utiliza jatos de gases para permitir que o usuário voe.

O conceito deste dispositivo surgiu por ficção científica na década de 1920 e se popularizou na década de 1960 quando a tecnologia se tornou uma realidade. Atualmente a única prática para utilização do jet pack é no espaço que são aquelas roupas brancas ou prateadas que os astronautas usam quando estão fora da espaçonave.

Apesar de décadas de avanços na tecnologia, os desafios da atmosfera da Terra juntamente com a sua gravidade e a estrutura do corpo humano (que não é adequado para este tipo de voo) permanecem um obstáculo à sua utilização potencial em uso militares ou pessoal como um meio de transporte.

No entanto algumas empresas fabricam esse dispositivo, e são mais utilizados em apresentações, pois seu tempo de vôo é muito curto por utilizar peróxido de hidrogênio como base.

Eu já conhecia o jetpack por já ter visto em alguns jogos de vídeo-game e em algumas reportagens mas ainda não conhecia o jetlev que é um jetpack adaptado para ser utilizado em rios e lagos.

Achei muito legal esta adaptação, pois os riscos são muito menores que o jetpack sendo a das principal diferença um sistema condutor que leva a água do rio através de um motor que fica abaixo da superfície da água até o jetlev que por sua vez utiliza a pessão da água para "voar".

0 comentários:

Postar um comentário