terça-feira, 3 de março de 2009

A Bobina de Tesla

Vendo alguns vídeos no YouTube me deparei com um equipamento elétrico muito estranho, que é utilizado basicamente para demonstrações sobre eletricidade em alta tensão, mas no vídeo o equipamento conseguia reproduzir o som melódico da música tema de Ghostbusters.

Antes de mostrar o vídeo segue uma explicação sobre a bobina de Tesla ( ou Tesla Coil) que encontrei no Wikipédia.

"A Bobina de Tesla é um transformador ressonante capaz de gerar uma tensão altíssima com grande simplicidade de construção que foi inventado por Nikola Tesla por volta de 1890.


Há diversas maneiras de se construir uma Bobina de Tesla, mas em sua forma mais usual, é formada por um transformador com núcleo de ar, com um capacitor primário carregado a uma tensão de alguns (5-30) kV se descarregando sobre a bobina primária através de um faiscador. A bobina primária possui poucas espiras de fio grosso (1-20), podendo ser cilíndrica, plana ou cônica, e é montada próxima à base da bobina secundária. O circuito secundário é formado por uma bobina secundária cilíndrica com por volta de mil espiras, montada centrada sobre a bobina primária, que ressona com sua própria capacitância distribuída e com a capacitância de um terminal montado no topo da bobina. Estas capacitâncias distribuídas dependem apenas da geometria do sistema, e formam a capacitância secundária. A base da bobina secundária é ligada à terra, ou a um condutor com grande capacitância distribuída, que serve como "contrapeso". Os circuitos primário e secundário são ajustados para ressonar na mesma frequência, usualmente na faixa de 50 a 500 kHz. O sistema opera de forma similar a dois pêndulos acoplados com massas diferentes, onde as oscilações a baixa tensão e alta corrente no circuito primário são gradualmente transferidas para o circuito secundário, onde aparecem como oscilações com baixa corrente e alta tensão. Quando se esgota a energia no circuito primário, o faiscador deixa de conduzir, e a energia fica oscilando no circuito secundário apenas, alimentando faíscas e corona de alta frequência.


Bobinas de Tesla já foram usadas em transmissores de rádio primitivos, dispositivos de eletroterapia e geradores de alta tensão para aplicações em física de alta energia. A aplicação mais comum atualmente é para demonstrações sobre eletricidade em alta tensão, gerando faíscas elétricas que podem ter vários metros de comprimento."

Agora vejam o vídeo da bobina de Tesla reproduzindo o tema de Ghostbusters.


Se quiserem saber como se construir uma Bobina de Tesla acessem Wikipédia - Bobina de Tesla e leiam o artigo na íntegra.

0 comentários:

Postar um comentário