terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Triciclos Táxis Ecológicos

Com o aquecimento global e o trânsito infernal que existem em muitas cidades ou até mesmo pela falta de transportes públicos, foram criados e adaptados vários modelos de triciclos a "tração animal".

Os triciclos existem no mundo inteiro, sendo que em cada região muda-se o formato, a aparência, e os fins, sendo alguns mais estilizados e produzidos por empresas e outros mais acanhados sendo fabricados por seus próprios donos. Na Europa esses veículos normalmente possuem o nome de "velotáxi".
A foto acima é de um triciclo de Parintins no Amapá, onde é utilizado para transporte de pessoas ou encomendas. O triciclo é montado a partir da metade traseira do quadro da bicicleta, sendo soldado a uma pequena carroça. Alguns destes triciclos possuem acessórios como sistema de som, estofamento, "telhados" para proteger os passageiros do sol. O veículo é muito utilizado pelos turistas que passeiam pela ilha.

Abaixo segue uma variade de ticiclos utilizados em vários lugares do mundo.


Chamado "Eco-taxis", foi criado em parceria ao Estado do Rio de Janeiro.

Bike-taxi também do Rio de Janeiro.

Triciclo da cidade da Península Yucatan no México.

Taxi ecológico Irlandes

Triciclo fashion de Londres

Cyclobulle em Paris também utilizado em Amsterdã e Berlim

Então quando forem em alguma cidade que fornece este tipo serviço não deixem de conferir e ajudar o meio ambiente.

9 comentários:

  1. os "ciclos" gringos podem até ser mais bonitos, mas o nosso é o mais funcional, rs!

    ResponderExcluir
  2. Muito bôa matéria:parabens!!Vou divulgar o mais possível.Pergunta:Parece-me que ele só funciona bem em cidades planas. Ou razoavelmente planas.E em outras cidades?Você tem alguma informação?Se tiver, por favor, faça a gentileza de remeter.
    Grato
    Abraços
    e-mail:csmsouza@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. preocupado com o aquecimento global, montei o meu proprio triciclo ecologico para ir ao supermercado e pequenos percursos, em juiz de fora/mg mais informaçoes e fotos no e-mail - yaponam-pedala@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. sempre gostei da ideia de triciclos,ja fabriquei varios agora estou fabricando triciclos e patinetes eletricos serve para deficientes fisicos tambem.anda a 40km-h e tem autnomia de 70km, por carga de bateria.fotos para vanderci@hotmail.com.br.

    ResponderExcluir
  5. o que???

    parintins no amapá?
    estais errado, parintins é no amazonas, terra linda que eu ja fui e com o festival lindo

    o meio ambiente tem que ser preservado ideias surgem.. triciclos são tao praticos,, vou ate andar em um (rsrs)

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa essa idéia , até se algum souber quem vende e o valor tenho interrese em adquirir alguns para colocar andar na minha cidade , pois acredito que devemos fazer nossa parte e ajudar o meio ambiente e essa idéia é muito boa.Qualquer contato estou á disposição no e-mail: jr_arenhart@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Bom sou de parintins e minha ilha não é do amapá é no amazonas, e aqui eu nunk ouvi falar que triciclo foi criado por causa de aquecimento global, mas sim para substituir as carroças e dar emprego às pessoas mais humildes esse é o caso da minha cidade. ah e não esqueça de acertar a localização de minha cidade. ass Junior

    ResponderExcluir
  8. Olá, achei a matéria super legal!
    Publiquei seu link no meu blog!
    =O)

    ResponderExcluir
  9. Caraca quem postou isso Parintins no Amapá? Quer horror heim aprende a se localizar no mapa depois posta na net.

    ResponderExcluir